Um dos impostos mais importantes cobrados sobre os veículos é o IPVA 2022. Aplicado todos os anos, válido em todo o país e considerado de caráter obrigatório. O IPVA 2022 deve ser quitado regularmente por aqueles que possuem um automóvel. Evitando cobranças adicionais, referente a multas e juros.

Entenda o IPVA!

Fazendo parte da legislação de todos os estados do Brasil, e do Distrito Federal. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório no país.

Todos os anos, aqueles que possuem qualquer tipo de veículo automotivo devem quitar o imposto. As guias de recolhimento são entregues no endereço dos proprietários, ou emitidas no site do DETRAN.

O valor, pagamento e toda a organização do tributo são diferentes para cada região. Pois, dependem do gerenciamento individual da Secretaria Estadual da Fazenda.

Do total arrecado, que normalmente gera milhões, uma porcentagem é destinada aos cofres do Governo do Estado. E a outra parcela deve ser encaminhada ao município em que o veículo foi emplacado.

Valor IPVA 2022

Poucas pessoas sabem que a quantia arrecada com o valor do IPVA 2022 não é destinada apenas para verbas do trânsito. Mas, também fazem parte dos recursos voltados a educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Para que seja definido o preço do tributo é preciso fazer um cálculo válido em todos os estados:

  • Valor de mercado do veículo x alíquota do estado = IPVA.

Esse preço referente ao mercado, fica instituído na tabela FIPE. Todos os anos essa quantia é atualizada, considerando o modelo do carro, ano de fabricação e suas especificações mecânicas.

A alíquota também pode receber algum tipo de acréscimo. Hoje, a maior quantia é de 4% para estados como São Paulo e Rio de Janeiro. E de 2% para Santa Catarina. Esse peso pode se modificar conforme a categoria do automóvel: carros, motos ou caminhões.

Pagamento IPVA 2022

A forma como pode ser feito o pagamento IPVA 2022 depende da Secretaria Estadual da Fazenda. Na maioria dos estados é permitido a concessão de descontos para quem quitar o débito à vista, em uma única parcela.

Essa redução deve ser de em média 10%. Algumas regiões podem oferecer mais ou menos do que isso. Também existe a possibilidade de parcelar o valor total do tributo.

As parcelas são de em média três a seis cotas, consecutivas. Cabe ao próprio contribuinte considerar qual das opções de quitação são mais vantajosas.

Caso deixe para fazer o pagamento até a data limite do licenciamento, pode haver a necessidade de quitar o valor de forma integral e com juros.

O que é a tabela IPVA 2022?

A criação da tabela IPVA 2022 é uma iniciativa de todos os estados. A ideia é organizar os dias em que devem ser feitos o pagamento conforme o último número da placa do veículo.

Evitando super lotação em agências bancárias, e permitindo mais facilidade no momento de quitar seu débito. A tabela pode ser consultada no site do DETRAN, acessando um endereço como:

  • www.detran.sigladoestado.gov.br.

A tabela informa o mês em que devem iniciar os pagamentos dos veículos terminados no número indicado. Após o período informado, caso não haja quitação o veículo passa a circular no país de forma ilegal.

Consultar IPVA 2022

Para verificar a quantia que deve ser paga de imposto, e emitir o boleto dos débitos de veículos 2022. O contribuinte pode acessar tanto o site do DETRAN como da Secretaria Estadual da Fazenda.

Aprenda como normalmente é feito o processo, usando como exemplo o estado da Bahia.

  • Acesse o site do DETRAN e na primeira página escolha “Licenciamento”;
  • Leia mais a respeito desse imposto, e para dar continuidade clique em “Serviço Online”;
  • Informe o número de Renavam, e o sistema vai fazer a relação dos débitos. Incluindo o IPVA.