O benefício do PIS pago em dinheiro para diversas famílias brasileiras é considerado por muitos cidadãos como uma grande ajuda financeira, mas para receber e não correr o risco de perder o prazo de pagamento, é preciso estar atento a publicação do calendário PIS 2022. No calendário PIS 2022, estão contidas informações de todas as datas disponíveis para saque do benefício.

O PIS é o Programa de Integração Social. Ele foi criado para promover a integração do trabalhador do setor privado com a empresa em que trabalha, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da mesma.

O benefício do PIS é um pagamento feito em dinheiro aos cidadãos que atendem os requisitos e que trabalham no setor privado. É importante lembrar que o PIS não é um benefício cumulativo, portanto, se o trabalhador perder o prazo de recebimento deste benefício, ele não conseguirá sacá-lo.

Conhecido também como Abono Salarial, este benefício é calculado de acordo com o tempo de serviço de cada trabalhador no ano anterior, assim, havendo variação no valor.

Qual o Valor do PIS 2022?

Para calcular o valor que o trabalhador irá receber do PIS no ano de 2022, a base de cálculo será o ano anterior, no caso, 2017.

O cálculo é bem simples: quem trabalhou menos tempo receberá um valor proporcional a esse período. O mesmo acontece para quem trabalhou mais tempo.

Só receberá o valor integral do PIS (um salário mínimo) quem trabalhou durante o ano base inteiro. Para você conhecer os valores pagos, consulte a tabela a seguir:

Quem Tem Direito ao PIS 2022?

A regra é bem clara: só pode receber o benefício do PIS quem for trabalhador do setor privado. Confira, abaixo, a listas com alguns requisitos exigidos para receber o benefício do PIS 2022:

  • Quem solicitar esse benefício deverá ser ou ter sido empregado de uma empresa do setor privado, portanto, o registro em carteira é obrigatório.
  • É preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em uma empresa do setor privado com carteira assinada, no ano anterior ao recebimento, ou seja, 2017.
  • Seu rendimento mensal em 2017 não poderá ter ultrapassado 2 salários mínimos.
  • O trabalhador deve estar cadastrado no PIS há, pelo menos, 5 anos.
  • Os dados cadastrais do trabalhador devem ser atualizados com regularidade pelo empregador junto a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Confira as Datas do Calendário PIS 2022 Atualizado

Depois de ter conferido os requisitos e se certificar que tem direito ao benefício, você pode agora consultar a tabela com o Calendário PIS 2022. No momento em que elaboramos este artigo, nenhum calendário de 2022 havia sido divulgado ainda, mas vamos te mostrar o calendário de 2017 para você começar a se familiarizar.

O pagamento do PIS, como você vai observar, é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Outra informação muito importante e que você não poderá esquecer é que esse benefício não é cumulativo, ou seja, se perder a data de pagamento, você perderá o direito de recebê-lo.

Para receber basta levar um documento com foto a uma agência da Caixa, utilizar os cartões da sua conta neste banco ou até o seu Cartão Cidadão.

Assim que novas informações forem divulgadas, atualizaremos nosso blog com o calendário de 2022. Continue nos acompanhando.